AUMENTO NA CONTA DE LUZ: O POVO PAGANDO A CONTA


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quarta-feira (22) aumento médio de 11,25% nas contas de luz de clientes da Celpe, distribuidora que atua em Pernambuco. O reajuste começa a valer em 29 de abril.

Para a baixa tensão (residências e comércio) atendida pela Celpe, a tarifa de energia ficará de 11,44% mais cara, na média. Já para a alta tensão (indústria), ficará 10,91% mais cara, também na média.

Esse aumento se refere

ao reajuste ordinário, que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel. Em 2015, porém, devido à disparada nos custos do setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Celpe já haviam sofrido aumento de 2,2%, o menor entre as 59 distribuidoras do país contempladas.

Energia mais cara
Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Em 2015, porém, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás).

O ajuste fiscal feito pelo governo Dilma Rousseff com o objetivo de reequilibrar suas contas também contribui para os aumentos mais fortes nas contas de luz em 2015. Isso porque o governo decidiu repassar aos consumidores todos os custos com os programas e ações no setor elétrico, entre eles o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda e o pagamento de indenizações a empresas. Em anos anteriores, o Tesouro assumiu parte dessa fatura, o que contribuiu para aliviar as altas nas tarifas.

Mesmo assim, para os consumidores do Nordeste e do Norte do país a conta de luz vai subir menos em 2015. Isso porque a lei prevê que a maior parte desse custo extra seja bancada pelos consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar para as tarifas todo o custo com a compra dessa energia.






Comentários

  1. NOBREAK APC BACK-UPS 1500VA BI/115V BRAZIL
    R$ 677,78

    Alarmes sonoros: Oferece notificações sobre mudanças das condições de energia dos no-breaks e da energia de linha
    Auto-teste automático: O auto-teste periódico da bateria assegura uma detecção antecipada de que a bateria precisa ser substituída
    Bivolt Input: pode ser conectado em redes elétricas de 115V ou 220V
    Regulagem Automática de Voltagem: Elimina flutuações de tensão como fonte de degradação de sinais audiovisuais e desgaste dos componentes devido às fontes de energia.
    Detector falha na instalação elétrica: Este indicador LED informa os usuários sobre possíveis problemas de cabeamento na instalação elétrica que podem ser perigosos.
    Partida a frio: Permite ligar o no-break para fornecer energia temporária de emergência mesmo quando não há energia elétrica.
    Autonomia expansível: Podem ser adicionadas baterias suplementares para fornecerem energia para a carga por um extenso período de tempo no caso de uma falha da rede elétrica.
    Gerenciamento inteligente de bateria: Maximiza o rendimento da bateria, a vida útil e a confiabilidade com um carregamento inteligente de precisão.
    LED Indicators: Permite fácil entendimento do status do equipamento e da rede elétrica.
    Proteção contra sobrecarga: protege o estabilizador, desligando- o automaticamente em casos de sobrecarga
    Minidisjuntor rearmável: protege contra curtos circuitos de forma fácil. Evita troca de fusíveis.
    Conectividade USB: Realiza o gerenciamento do No-Break via porta USB.

    Part Number: BZ1500PBI-BR

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.comprenobreak.com.br/nobreak-apc-back-ups-1500va-bi-115v-brazil-bz1500pbi-br.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou da matéria?
Deixe o seu Comentário, Crítica, Elogio ou Sugestão.