CLARÃO NO CÉU ASSUSTA PERNAMBUCANOS!!

               

Susto, curiosidade e clima de mistério movimentaram os internautas na noite desta quarta-feira (15). Por volta das 23h, um clarão e até mesmo uma suposta “bola de fogo” teriam cruzado o céu em estados do Nordeste – especialmente Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Uma possível explicação para o fênomeno visto na noite desta quarta-feira é a Chuva de Meteoros Orionídeas, como apresentado pelo site da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês). A Orionídeas ocorre todos os anos, com período ativo entre 2 de outubro e 7 de novembro - e pico entre 21 e 22 de outubro. De acordo com uma página da agência, os meteoros da chuva são...

conhecidos por seu "brilho e velocidade".

A origem da chuva de meteoros, ainda de acordo com a Nasa, é do cometa 1P/Halley. Poeira espacial e gelo, dispersos pelo núcleo do astro, eventualmente entram na atmosfera da Terra justamente durante outubro e são responsáveis por provocar o efeito.



A Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde é mais visível o fenômeno é exatamente a próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmente conhecida como"As Três Marias")





Comentários