O primeiro dia de funcionamento da Zona 30 no Bairro do Recife foi marcado por congestionamento e reclamações de motoristas. Uma das vias que apresentou pontos de retenções foi a rua Madre de Deus, que desde das 16h já registrava trânsito lento. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foram vistos pela reportagem orientando o tráfego, que ainda assim seguia complicado até a altura da Ponte Giratória.
A mesma situação não foi encontrada pela reportagem em outras ruas do bairro que também contam com a Zona 30. Na Avenida Marquês de Olinda e na rua do Apolo, duas das mais movimentadas do bairro, o trânsito seguiu tranquilo durante a tarde. Na passagem pelo local, a reportagem verificou alguns veículos trafegando acima do limite permitido, mas não foram multados, uma vez que até a próxima sexta-feira (30) a medida funciona em caráter educativo.
Pelas ruas do Bairro do Recife, os motoristas e pedestres entrevistados foram unânimes ao afirmar que a velocidade de 30 km/h, imposta como limite na região, deveria ser ampliada. “A velocidade ideal seria de 50 km”, sugere o taxista José Emídio, de 70 anos. Já o motorista William, entrevistado durante o congestionamento da rua Madre de Deus, diz que é preciso estar atento para não cometer infrações. “Temos que cumprir o que foi determinado para não ser multado”.
O perímetro interno entre a Avenida Alfredo Lisboa, Cais da Alfândega, Cais do Apolo e Rua do Observatório já teve a Zona 30 com o funcionamento iniciado. Segundo a CTTU, a elaboração do projeto contou com a participação de cicloativistas, que tiveram a...
oportunidade de apresentar críticas e sugestões. Tótens com a indicação das vias que integram a medida serão instalados, além de 70 placas regulamentando a velocidade de 30km/h e 20 pictogramas (sinalização horizontal), que ficarão espalhados em pontos estratégicos.
A fiscalização deixará de ser educativa a partir do próximo sábado, quando agentes de trânsito e equipamentos de fiscalização eletrônica de controle de velocidade, instalados na Rua Madre de Deus e na Avenida Marquês de Olinda, vão multar os condutores infratores. Os dispositivos funcionarão diariamente, entre 6h e 22h. As infrações variam de acordo com a velocidade ultrapassada pelo equipamento. As multas variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: Folha PE
Comentários
Postar um comentário
O que você achou da matéria?
Deixe o seu Comentário, Crítica, Elogio ou Sugestão.