AGORA É PRA VALER: DIVULGADO O EDITAL DO CONCURSO DA PMPE 2016


Secretário de Administração e Defesa Social divulgam Portaria que regulamenta o Concurso da Polícia Militar de Pernambuco do ano de 2016


PORTARIA: 


O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO e o SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL, tendo em vista o disposto na Lei nº 14.538, de 14 de dezembro de 2011, e em atendimento à autorização contida na deliberação Ad Referendum nº 109, de 02 de dezembro de 2015, da Câmara de Política de Pessoal – CPP, bem como os termos da Lei nº 6.783, de 16 de outubro de 1974 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Pernambuco), da Lei 12.544de 30 de março de 2004 (Fixação de Efetivo da PMPE), da Lei Complementar nº 108, de 14 de maio de 2008 (Ingresso nas Corporações Militares do Estado), da Lei Complementar nº 320, de 23 de dezembro de 2015,
RESOLVEM:

I. Abrir Concurso Público para o preenchimento de 1.500 (um mil e quinhentos) cargos de praça da Polícia Militar de Pernambuco, no posto inicial de Soldado, cuja execução obedecerá às normas constantes neste Edital e em outras que poderão vir a integrá-lo, sob a forma de comunicados e avisos.

II. Determinar que o concurso público, de que trata o item anterior, terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da primeira homologação do seu resultado final, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social.

III. Esclarecer que os candidatos que vierem a ocupar os cargos de que trata o item I, desta Portaria Conjunta, serão regidos pelo Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Pernambuco, instituído pela Lei nº 6.783, de 1974, e alterações.

IV. Autorizar que o certame seja executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE), que será responsável pela criação dos instrumentos técnicos necessários à inscrição, seleção e divulgação dos resultados, além de todos os comunicados que se fizerem necessários.

V. Instituir a Comissão Coordenadora, responsável pela normatização e acompanhamento da execução do presente Concurso Público, ficando, desde já, designados os seguintes membros, sob presidência do primeiro



A Apostila ATUALIZADA conforme o EDITAL 2016 já está disponível e será enviada por email no formato PDF em até 2 dias úteis após a confirmação do PAGSEGURO. 

Não precisam enviar o comprovante para meu email, automaticamente recebo a confirmação do pagseguro, e você também receberá tal confirmação, contando a partir daí o tempo para entrega ( 2 dias úteis ), podendo se estender até 3 dias conforme a demanda. 

A apostila possui TODOS OS ASSUNTOS DO EDITAL 2016 e EXERCÍCIOS com gabarito para que o candidato teste seus conhecimentos.



Para adquirir a apostila clique no Botão do Pagseguro abaixo.


Para adquirir a apostila clique no Botão do Pagseguro abaixo.


-->

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 

1. LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação de textos. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia e antonímia). Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, finalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, etc.) entre orações, períodos ou parágrafos, indicados pelos vários tipos de expressões conectivas ou sequenciadores (conjunções, preposições, advérbios, etc.) Expressão escrita: divisão silábica, ortografia e acentuação (v. Reforma Ortográfica vigente). Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos. Pronomes de tratamento. Normas da flexão dos verbos regulares e irregulares. Formação de Palavras: Derivação, Composição, Hibridismo, etc. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de Pontuação. Padrões de concordância verbal e nominal. Padrões de regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicador de crase. Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está. Figuras de linguagem. 

2. MATEMÁTICA Função; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Juros simples e compostos; Análise combinatória; Probabilidade. 

3. GEOGRAFIA Formação territorial de Pernambuco. 1.1 Processos de formação. 1.2 Mesorregiões. 1.3 Microrregiões. 1.4 Regiões de Desenvolvimento – RD. 2. Aspectos físicos. 2.1 Clima. 2.2 Vegetação. 2.3 Relevo. 2.4 Hidrografia. 3. Aspectos Humanos e indicadores sociais. 3.1 População. 3.2 Economia. 3.3 O espaço rural de Pernambuco. 3.4 Urbanização em Pernambuco. 3.5 Movimentos culturais em Pernambuco. 4. A questão Ambiental em Pernambuco. 

4. HISTÓRIA Ocupação pré-colonial do atual Estado de Pernambuco:Ocupação Pré-Histórica de Pernambuco;Características socioculturais das populações indígenas que habitavam o território do atual estado de Pernambuco, antes dos primeiros contatos euro-americanos. A Capitânia de Pernambuco: a “Guerra dos Bárbaros”; a lavoura açucareira e mão de obra escrava; a Guerra dos Mascates; as instituições eclesiásticas e a sociedade colonial; Insurreição Pernambucana. A Província de Pernambuco no I e II Reinado: Pernambuco no contexto da Independência do Brasil;Movimentos Liberais: Confederação do Equador e Revolução Praieira;O tráfico transatlântico de escravos para terras pernambucanas;Cotidiano e formas de resistência escrava em Pernambuco;Crise da Lavoura canavieira;A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura. Pernambuco Republicano: Voto de Cabresto e Política dos governadores;Pernambuco sob a interventoria de Agamenon Magalhães; Movimentos sociais e repressão durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) em Pernambuco;Herança afro-descente em Pernambuco;Processo político em Pernambuco (2001-2015). 

5. CONHECIMENTOS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos políticos; Dos Partidos Políticos.





Comentários

  1. ola, bom dia. Abriu hoje o concurso da PMPE, e no edital diz que a pessoa tem que ter no maximo 28 anos completos de vida, eu fiz 29 agora em janeiro. Pela lei todo cidadão tem direito a ingressar na carreira militar com ate 32 anos. Sera se eu for aprovado no concurso e entrando com MANDADO DE SEGURANÇA ou uma ACAO ORDINARIA eu consigo ser chamado?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo compromisso, em menos de 30 minutos após a compra já estou com o Material para estudo. Obrigado Michelle.

    ResponderExcluir
  3. Comprei o material. Michele atendeu prontamente. Obg, vamos aos estudos!

    ResponderExcluir
  4. como faço para ver uma amostra do conteúdo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na própria matéria tem a exibição mas vc tbm pode verificar seguindo o link:
      http://pt.slideshare.net/michellesiqueirarmb/apostila-atualizada-concurso-pmpe-2016

      Excluir
  5. como faço para ver uma amostra do conteúdo da apostila ?

    ResponderExcluir
  6. pfv michele..
    vc sabe se te algum problema,se eu for chamado na primeira convocação pq só posso tirar minha abilitação em dezebro de 2016
    ou posso apresentar a CNH depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerreiro vc só terá que apresentar a habilitação no ato da inscrição do concurso após o dia 31/11/2016. Vc tem até essa data para providenciar a habilitação. Boa sorte.

      Excluir
  7. Boa noite! Pode me tirar a dúvida... durante o curso de formação, os alunos recebem moradia da corporação? Ou têm que alugar um imóvel? Estou pretendendo sair do meu estado para fazer a prova

    ResponderExcluir
  8. Olá Michelle, realizei o pagamento mas não sei como realizar o download da apostila. Tiago Costa da Silva/ E-mail: tiago.log@outlook.com

    ResponderExcluir
  9. Favor enviar a apostila para este email anderson.braulli@gmail.com, o pagamento já foi efetuado.

    ResponderExcluir
  10. Conforme o combinado, tudo certo, continue com essa eficiência e rapidez!
    Obrigado Michelle Siqueira.

    ResponderExcluir
  11. Conforme combinado, com muita eficiência e rapidez.
    Obrigado Michelle!

    ResponderExcluir
  12. conteudo programativo.. de estudo mudo algumas coisas em matematica nesse edital

    ResponderExcluir
  13. Essa apostila esta com os conteudos atualizados?

    ResponderExcluir
  14. nessa apostila n tem os esses conteúdos do edital!

    ResponderExcluir
  15. Essa apostila está bem desatualizada vai fazer outra ??

    ResponderExcluir
  16. Eu Comprei, e eu recebi em menos de 2h de confirmação de pagamento. Para quem não tem conteúdo acerca de História e de Geografia do Pernambuco é uma ótima opção.
    Obs.: Recebimento pelo e-mail.
    Att.: Danrley Almada.

    ResponderExcluir
  17. Olá, comprei apostila e gostaria de saber se vc poderia enviar para este endereço de e-mail ronaldopl02@yahoo.com.br?

    ResponderExcluir
  18. oi chegou certinho aguardando o lançamento do anexo :)

    ResponderExcluir
  19. Favor verifiquem seus emails, já enviamos suas apostilas. Boa sorte nas provas.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Como faço para comprar a apostila Michelle?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Michelle, como faço para comprar a apostila?

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia Michelle gostaria de receber as apostilas no meu email vc pode me enviar por favor meu email é almo_raffael@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Bom Dia Michelle gostaria de receber as apostila no meu email vc pode me enviar te agradeço muito meu email é almo_raffael@hotmail.com ou raffael.pmpe@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. por favor gostaria de saber se os conteúdos dessa apostila estão todos atualizados de acordo com o novo edital??

    ResponderExcluir
  25. Como faço para comprar a apostila?

    ResponderExcluir
  26. com a saída do edital,quem adquirir a apostila já sairá com a atualização? a propósito,acabei de fazer uma compra pelo cartão de crédito,E-mail flavia.merchiori@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviamos a apostila por email...
      Fiquem tranquilos que assim que o pagamento for confirmado, em até 48h vcs receberão a apostila.
      Estamos fazendo um anexo com mais assuntos que pede no edital, quem já comprou ou vai comprar a apostila terá um generoso desconto no anexo.

      Nos encontramos nos quartéis GUERREIROS!!

      Michelle Siqueira

      Excluir
  27. obrigado michelle acabei de receber a apostilha vamos a luta #pm-pernambuco se deus quiser!!!

    ResponderExcluir
  28. Michelle Siqueira, gostaria de um conselho, sou CB da Marinha, indo cursar SG em 2019, será que vale a pena ser SD-PM?, qual vencimento liquido, e questão da segurança em si, dependendo do estado a criminalidade é bastante diferente e mt relativo claro, moro atualmente em Salvador-BA e lá esta mt perigoso e a PMBA é intenso demais, gosto muito de Recipe, mas há duvidas, o interstício da PM está regular? de quanto em quanto tempo?, desculpe a estender este comentário. Caso possua algum email pra tirar outras duvidas, te Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Guerreiro, vou fazer uma matéria sobre o tema, com o valor do vencimento e plano de cargos e carreiras da PMPE, fica atento as próximas matérias.
      Forte abraço

      Excluir
  29. Material recebido com sucesso. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é estudar.. Boa sorte nas provas Toni Lima!

      Excluir
  30. Material recebido com sucesso, em menos de 5hrs! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Olá Michelle sobre essa banca, ela é confiável? no quesito cancelamento, confiabilidade das questões coisa e tal?. Vc conhece a banca? vlw excelente o blog abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, a IAUPE é uma Instituição séria e muito rigorosa no sentido de cumprir a lei para que nenhum candidato seja prejudicado.

      Excluir
    2. Olá Michelle, boa tarde.! tenho uma pequena tatuagem na parte interna do braço esquerdo, gostaria de saber se existe critério e se eu posso ser desclassificado por conta disso, obrigado.!!

      Excluir
  32. Apostila recebida com Sucesso! Recomendo!
    #PartiuPM #TalPaiTalFilho

    ResponderExcluir
  33. Arquivo recebido em Maurilio.lira@hotmail.com obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Comprei hoje por volta das 13hrs e fiz o pagamento por volta das 14hrs e ainda não recebi a confirmação do pagamento nem o apostila!??

    ResponderExcluir
  35. Como faço para adquirir a apostila ? Como séria a forma de pagamento ? Bom Dia :)

    ResponderExcluir
  36. Will Silva16/3/16 10:28

    Como adquirir essa apostila ? Como séria a forma de pagamento ? Bom Dia :)

    ResponderExcluir
  37. Jordan Ribeiro16/3/16 13:07

    Pagamento efetuado na data de ontem e material já recebido. Por sinal, um excelente material! Ótima base para quem irá realizar o concurso. Obrigado Michelle pela presteza no envio. Como você disse logo acima "Nos encontramos nos quartéis GUERREIROS"!

    ResponderExcluir
  38. Ótima compra galera, fiz o pagamento ontem e hoje já recebi o material!
    Obrigado Michelle!

    ResponderExcluir

  39. oi chegou certinho aguardando o lançamento do anexo :)
    Parabéns pelo seu trabalho Michelle, a Senhora é um exemplo da mulher que quero ser.

    ResponderExcluir
  40. Desde ja agradeço pelo material, ele é otimo... E chegou mais rapido q esperava! #qvenhaaprovaçao

    ResponderExcluir
  41. Desde ja agradeço pelo material, ele é otimo... E chegou mais rapido q esperava! #qvenhaaprovaçao

    ResponderExcluir
  42. Material recebido, obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Material recebido, obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Olá Michelle, boa tarde. Gostaria de saber como faço para efetuar a compra da apostila, e saber também se contém todos os assuntos??

    ResponderExcluir
  45. Obrigado Michelle acabei de receber a apostilha!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá! Pretendo ir para Pernambuco "Brocar" a prova, como diz meu professor Major Estrela, gostaria muito de adquirir essa apostila. E também gostaria de saber se com ela toda estudada, toda em mente tenho condições de passar? Fernando, Salvador - BA

    ResponderExcluir
  47. Olá,Michelle! Qual é o formato de arquivo da apostila?

    ResponderExcluir
  48. Material Recebido, Obrigado!!

    ResponderExcluir
  49. Olá Michelle, passando pra confirmar o recebimento da minha apostila, em menos de 30 minutos eu recebi no meu e-mail, muito obrigada, sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  50. Olá Michelle, passando para avisar que recebi o material. Em menos de 30 minutos já estava em meu e-mail. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  51. Recebi o material no e-mail. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  52. Material recebido. Valeu.

    ResponderExcluir
  53. Confirmo o recebimento da apostila. Foi super pontual.Vou providenciar a compra do anexo.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  54. No aguardo do Material, agradeço desde já... Boa Noite!

    ResponderExcluir
  55. Recebi o e-mail com a confirmação!
    Estou no aguardo do material em anexo.

    ResponderExcluir
  56. Michelle, Recebi a apostila, porém não está abrindo em nenhum navegador. Tá aparecendo arquivo Corrompido! Tem como você ver isso pra mim por favor? tenho urgência, pois preciso estudar. meu email: wictorwct@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Recebido! muito Obrigado, já efetuei a compra do anexo tbm :D

    ResponderExcluir
  58. qual o valor do material?
    e como faco pra adquirir?

    ResponderExcluir
  59. qual o valor da apostila, e os assuntos ja seram ds pos edital?

    ResponderExcluir
  60. essa apostila vem com exercícios resolvidos ?

    ResponderExcluir
  61. BOLETO PAGO. NO AGUARDO DA APOSTILA! Até mais...

    ResponderExcluir
  62. Michelle pode fazer o pagamento por boleto?

    ResponderExcluir
  63. obg..Recebi o material...

    ResponderExcluir
  64. RECEBE APOSTILA, ESTA TUDO CERTO! OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  65. Obrigado Michelle,acabei de receber a apostila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou da matéria?
Deixe o seu Comentário, Crítica, Elogio ou Sugestão.